- Escrito por Equipe Sabrina Colela
- Publicado: 03 dez 2020

A partir do Plano de Saneamento Básico de Santana de Parnaíba, elaborado em 2013 e aprovado pela Lei Municipal n°3414/2014, na gestão do Prefeito Elvis Cezar, ocorreram avanços significativos na coleta e tratamento de esgoto em todo município.
Atualmente cerca de 50% do esgoto produzido em todo município é tratado e a SABESP vem realizando obras, para que até 2030, todo esgoto produzido no município receba o devido tratamento.
Quero destacar as obras que estão ocorrendo e que ocorrerão para que essa universalização do tratamento do esgoto no município:
• Estação de tratamento Fazendinha, uma obra que realizará todo tratamento do bairro Fazendinha, 120 e cidade São Pedro, essa estação atenderá 70 mil pessoas, elevando para 70% do esgoto tratado no município, previsão para término setembro de 2021;
• Estação de tratamento Centro, uma obra que receberá todo esgoto do centro expandido e será interligada junto a ETE Carapicuíba, pela Estrada dos Romeiros, recebendo o esgoto dos bairros que estão nessa via, como Rancho Alegre, Parque Santana etc, previsão para término 2026;
• Estação de tratamento na Via Parque, uma obra que será realizada margeando o rio Tietê, interligando a Via Parque, onde a estrutura já foi feita no local, seguirá até a altura do residencial Burle Marx, recebendo todo esgoto dos residenciais, 05,06,09,11,12 e Burle Marx, previsão de inicio 2027.
Esse é o atual cenário de atuação da empresa SABESP em parceria com o Poder Público que vem sendo realizado em nossa cidade.
Agora especificamente falando do bairro Alphaville e Tamboré, um dado importante é o percentual do esgoto tratado entre os residenciais e condomínios, onde aproximadamente 80% do esgoto produzido em nosso bairro é tratado e com essa futura obra que ocorrerá, em poucos anos, 100% de todo esgoto receberá o tratamento.
Vale informar que essa coleta, destinação e tratamento do esgoto nos bairros Alphaville e Tamboré, são realizados em determinados locais pela SABESP e em outros locais pela empresa Catuí, mas todo tratamento do esgoto atualmente é enviado para as estações elevatória da Via Parque, que recebe esse esgoto e envia para tratamento na ETE Barueri.
São dados importantes, que mostram os avanços nos últimos 8 anos que estão sendo realizados em nossa cidade, onde irei acompanhar junto a empresa para que todo esgoto produzido tenha seu tratamento adequado.
Postado em Câmara