- Escrito por Equipe Sabrina Colela
- Publicado: 20 set 2019

Protocolei centenas de requerimentos e e-mails solicitando providencias na organização e retirada de fios caídos, em praticamente todas vias do bairro, os pedidos foram feito tanto para AES Eletropaulo (ex concessionaria de energia elétrica) , para a ENEL (atual concessionária de energia elétrica) como também para as empresas de telefônica. Por algumas ocasiões me reuni com a diretoria da concessionaria de energia elétrica, tanto a AES Eletropaulo, quanto a diretoria da ENEL, relatando todo esse problema, mostrando a realidade que deparávamos diariamente, sempre a resposta era de solução do problema, mas infelizmente a solução não chegava.
Após muitas solicitações, poucos atendimentos dos casos passados, em outubro de 2018, encaminhei uma denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo, relatando o descaso dessa fiação caída nos postes de energia elétrica, anexando todos documentos enviados para a empresa.
A denuncia foi aceita pelo Excelentíssimo Senhor Promotor de Justiça, Dr. Silvio Fernando de Brito, sob n° 162/2018, onde desde então, o Ministério Público, vem oficiando a ENEL sobre providencias referente aos problemas apontados.
Me reuni com o Exmo. Dr. Silvio Fernando de Brito, em maio do presente ano, onde em uma conversa muito produtiva, relatei todo esse problema, da falta de providencias da empresa, onde ele me pediu, um levantamento da situação em todo município, sobre esse problema da fiação. Percorri todos os bairros do município, registrando os problemas de fiação caída e desordenada, entregando o levantamento para ele conforme solicitado.
Em julho, nos dias 15,16 e 17, a empresa ENEL atuou na Alameda América e Avenida Cid Vieira de Souza, em casos que foram identificados riscos, tratando-se apenas de atuação emergencial, em situações que oferecia risco para o sistema de distribuição, operadores de Telecom e população, atendendo uma solicitação e ação quanto ao problema da fiação. Após esses cortes nos fios, a fiação foi deixada no local, onde ocorreu um acidente de moto.
Outro acidente, ocorreu na Avenida Yojiro Takaoka, na mesma época, onde um motoqueiro se acidentou gravemente, em um fio que estava pendurado, onde o fio enroscou no seu pescoço, quase causando uma acidente fatal.
Esses acidentes, também encaminhei para o Exmo. Sr. Promotor de Justiça, relatando todo ocorrido. Durante toda essa atuação do Ministério Público, ainda continuei me reunindo com os responsáveis pela empresa ENEL, encaminhando relatos dos problemas contínuos no bairro, que necessitavam de reparo.
Diante a todo essa movimentação que venho fazendo, junto as empresas, ao Ministério Público, na última semana o Prefeito Municipal, se reuniu, com representantes na empresa ENEL, com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicação- ABRINT e com a Associação Brasileira de Internet – ABRANET, para discutir um plano de ação, para regularizar e acabar com esse problema da fiação desornada nos postes e também sobre os cortes de serviço, no bairro Alphaville e Tamboré.
A ação para sanar esses problemas, acontecerá nos próximos 6 meses, onde tenho certeza que enfim, teremos esse problema regularizado, depois de uma luta incansável, por quase 3 anos, que venho tendo junto aos moradores, como sua representante na função de vereadora, no Poder Legislativo do município, cobrando das empresas a solução desse problema, que prejudica a qualidade no fornecimento do serviço, a estética e principalmente, o grande riscos de acidentes que esses fios podem causar.
Postado em Câmara