- Escrito por Equipe Sabrina Colela
- Publicado: 14 dez 2020

Recebi diversas manifestações das mães de alunos do Colégio Tom Jobim, sobre a composição da grade de horário na escola para 2021.
Primeiramente quero destacar que a ampliação do Colégio Tom Jobim foi realizada, disponibilizando 11 novas salas de aula, um projeto que foi elaborado na ocasião, para suprir uma demanda para os próximos 4 anos, porém, com a pandemia que afetou todos nós, migraram da rede de ensino particular 250 novos alunos para o colégio, que ocupará 8 salas de aulas, restando 3 para o ensino médio.
A ocupação das salas de aulas aconteceu em 4 meses, o que estava previsto para os próximos 4 anos.
Mas vamos a explicação da montagem dessa grade, essa estruturação foi feita para padronizar a grade de horário do Colégio Tom Jobim, onde cada responsável saberá qual será a disponibilidade das próximas séries do aluno, com antecedência, favorecendo o planejamento familiar.
Outra explicação dada pelo secretário, foi a composição das salas em cada prédio, favorecendo uma faixa etária próxima, que ocupará o mesmo ambiente, vamos exemplificar usando o ensino fundamental em diante, período da tarde, abrigará no prédio antigo, alunos do ensino fundamental I e no prédio novo, alunos do ensino fundamental II, o mesmo acontecerá no período da manhã.
Com esse aumento na demanda do colégio, houve a necessidade de padronizar a grade horária e o principal, deixar os alunos com a faixa etária próxima, convivendo no mesmo ambiente.
Recebi muita reclamação das mães do 3° e 5° ano, sobre a ausência de salas em 2 períodos, para que houvesse uma disposição de salas para essas turmas, outras séries seriam afetadas, no qual haveria reclamação das outras mães, ou seja, com essa demanda tão grande que teve de matricula, não teria como atender sem afetar alguém.
Para ter uma ideia, o quanto esse aumento na transição de alunos afetou a composição da sala, antes da pandemia, o novo prédio utilizaria 3 das 11 salas disponíveis, hoje está tudo ocupado, com cerca de 800 alunos matriculados.
O que auxiliará, será a entrega da Creche no bairro, que possivelmente abrigará alunos do pré I e pré II, que hoje estão na Tom Jobim, liberando mais salas que poderão atender a demanda que possa existir.
A composição atual da escola é feita com 1 Diretora, 1 Vice e 1 Coordenador Pedagógico e para o próximo ano, deverá ter 2 Vices Diretoras e 2 Coordenadores Pedagógicos, deixando um para cada prédio, otimizando a gestão da escola.
Postado em Câmara