- Escrito por Equipe Sabrina Colela
- Publicado: 13 jul 2018

Discutimos sobre a coleta e tratamento de esgoto em nossa cidade, principalmente no bairro de Alphaville/Tamboré. Indaguei-os sobre o sistema de fossa que a grande maioria das residências do bairro possuem e a atuação da SABESP nessa coleta, onde foi relatado que as fossas existentes nas residências, é um padrão que os empreendimentos implantaram quando os condomínios foram loteados e que esse esgoto das fossas vão para uma caixa de inspeção implantada, onde o esgoto é destinado para a rede da SABESP.
Com exceção do residencial 3, todos os condomínios horizontais do bairro são operados pela SABESP na coleta e encaminhamento do esgoto. Referente a cobrança da taxa de esgoto cobrada das residências, a explicação que foi dada é que a cobrança é feita sobre a coleta e afastamento do esgoto das residências, onde a SABESP é a responsável por essa rede de esgoto.
Existem outras empresas que operam com a coleta de esgoto, como é o caso da Catuí, essas empresas não têm ligação com a SABESP. Quanto ao tratamento do esgoto, não é possível em primeira mão, quantificar o percentual de residenciais onde o esgoto é tratado, teria que fazer um estudo nas bacias que de coleta e tratamento para verificar esse percentual.
A SABESP vem realizando modernas e importantes obras para o tratamento do esgoto, com a construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto “Garcia”, onde todo esgoto de nosso bairro será 100% tratado, isso deve ocorrer em médio prazo.Outra obra importante para a cidade é a ETE unidade Fazendinha, que após sua conclusão, irá tratar todo esgoto produzido naquele grande centro populacional, englobando diversos bairros, como Fazendinha, 120 e São Pedro, essa unidade terá capacidade de 240 litros por segundo, o prazo de conclusão da obra é final de 2019.
A SABESP tem como meta a universalização do esgoto em nossa cidade.
Em um projeto de lei (criado em 2014 projeto 3414 /2014) de implantação do plano municipal de saneamento básico. Ate 2013 não havia lei do plano municipal de saneamento básico a ser seguido, foi criado quando ocorreu a troca de administração municipal em 2013 e sancionada em 2014.
Postado em Câmara