- Escrito por Equipe Sabrina Colela
- Publicado: 09 nov 2018

A pauta da reunião foi:
• Grupo ENEL: empresa Italiana que comprou a AES Eletropaulo, essa empresa já administra muitas fornecedoras de energia em todo mundo.
• Compartilhamento e Ordenamento dos postes: a AES Eletropaulo compartilha seus postes com as empresas de telecomunicações, onde as mesmas apresentam projetos para instalação da sua rede para autorização. Existe um problema continuo, que é a instalação de cabeamento telefônico clandestino, onde dificulta o controle e fiscalização.
A partir da resolução da ANEEL, a AES pode identificar e cortar esses cabos assim que identificados.
Indagei sobre a demora em resolver as demandas de cabos com problema em nosso bairro, foi informado da dificuldade que a empresa tinha pois notificava as empresas de telecomunicações , elas tinham 45 dias para resolver o problema, mas em sua grande maioria não resolviam e nada poderia ser feito.
A partir da resolução a AES já pode remover esses cabos em caso de não atendimento e em situação de emergência.
As empresas de telecomunicações já estão identificando seus cabos nos postes , isso facilitará na hora de solicitar os reparos.
Também solicitei informações sobre a equipe de campo que iria atuar para identificação dessas demandas pelas ruas, conforme foi abordado em reunião que realizei na AES em agosto, fui informada que a equipe de atuação teve início no início de Novembro e já estarão em atuação pelas ruas.
• Fornecimento de energia/ investimento no município: Foi informado que a AES Eletropaulo está investindo 85 milhões de reais em melhoria em obras.
Questionei sobre as constantes quedas de energia no bairro Alphaville e Tamboré, foi informado que está sendo investido 50 milhões de reais para a implantação de uma unidade de transmissão de energia , que está sendo instalada na Al. Andrômeda em Barueri, essa obra irá melhorar e muito o fornecimento de energia em nossa bairro, minimizando esses problemas constantes de queda. Essa unidade irá também auxiliar na melhoria da transmissão de energia em demais bairros do nosso município.
• Processo de poda de árvores: a AES Eletropaulo informou que toda solicitação deve ser encaminhada para a Prefeitura Municipal, na qual tem um departamento de Meio Ambiente que irá avaliar o caso e em caso de contato/proximidade com a rede de energia, a Prefeitura aciona a AES, a empresa não tem prazo regulamentado para a poda , mas acontece entre 90 e 120 dias
Em caso de podas emergenciais a AES, conforme identificada e acionada, com interrupção de fornecimento de energia, a equipe no local já realiza a poda de necessária , lembrando que a AES não tem equipe específica para isso, quem realiza as podas são os funcionários / eletricistas que atuam em campo.
Referente a projetos para tornar subterrâneos os cabos de energia, a responsabilidade e custeio disso é feito pela Prefeitura , onde em Santana de Parnaíba, já está na frente de outras cidades, com uma Lei que dispõe sobre essa questão.
Já existe projeto para tornar subterrâneos os cabos do Centro Histórico e a Av. Yojiro Takaoka.
Vamos aguardar e acompanhar as melhorias que teremos em nossa cidade.
Postado em Câmara